APRESENTAÇÃO
MUSEU NACIONAL DO AZULEJO
O Museu Nacional do Azulejo está instalado no antigo Convento da Madre de Deus, da ordem das Clarissas, fundado em 1509 pela Rainha D. Leonor, viúva de D. João II e irmã de D. Manuel I, e que se encontra ali sepultada. A construção do convento prolongou-se pelo reinado de D. João III, adquirindo um grande valor artístico ao estilo renascentista. A sua espetacular decoração barroca deve-se ao reinado de D. João V.
O Museu Nacional do Azulejo apresenta um percurso cronológico desde os azulejos mouriscos até à produção contemporânea do século XX. O museu ocupa o espaço mais adequado para se expor a evolução da arte azulejar desde a sua introdução pelos mouros, passando por influências espanholas até ao desenvolvimento de um estilo nacional; inclusive o convento e Igreja da Madre de Deus possuem um valioso conjunto de silhares e painéis de azulejo, que constituem um importante espólio «in loco».
Maria José Almeida
Licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Guia Intérprete Regional de Lisboa e Vale do Tejo, mestre em História da Arte Moderna e da Expansão. Desde 2013 lecciona a Unidade Curricular Herança Cultural e Tradições Portuguesas, na Pós Graduação em Tour Guiding do INP – Instituto de Novas Profissões. Colaboradora no Palácio Nacional de Mafra como Técnica Superior de Investigação Científica, foi vencedora do Prémio Escrita em 2009, no concurso “A Minha Escola Adopta um
Monumento” promovido pela DGPC conjuntamente com a DGE, subordinado ao tema “A
Maldição de Simão Sólis – A Longa História do Panteão Nacional”. Projecto final de mestrado realizado no Museu de Arte Antiga com elaboração de visitas guiadas com foco na Iconografia Botânica. Tem desenvolvido projectos de formação para Profissionais de Turismo no âmbito do Turismo Cultural, com vista à valorização do Património Material e Imaterial português.
PREÇO:
Em função do nº de participantes.
10- 15 pessoas: 25 euros/pessoa
15- 20 pessoas: 20 euros/pessoa
+20 pessoas: 15 euros/pessoa
Para grupos de menos de 10 pessoas, por favor envie-nos um email para
info@culturalia.com.pt e solicite um orçamento.
HORÁRIO:
Encontro com o guia às 9h45. Início da visita às 10h00.
PONTO DE ENCONTRO:
Na entrada das bilheteiras do Museu Nacional do Azulejo.
CONSELHO:
Chegue cerca de 30 min antes da hora para descansar do trajecto e para se preparar para a visita. Depois conte-nos como foi a sua experiência.