top of page

Museu Nacional dos Coches

Preço

Duração

Data

Desde 15 euros

2h

A combinar

APRESENTAÇÃO

MUSEU NACIONAL DOS COCHES







Situado próximo do rio Tejo, na zona ocidental de Lisboa, o Museu Nacional dos Coches ocupa uma área onde estavam localizadas as antigas Oficinas Gerais do Exército. O Picadeiro Real, edifício que fazia parte do Palácio Real de Belém, hoje a residência oficial do Presidente da Republica, mantem-se visitável como núcleo expositivo do Museu.


A 23 de maio de 1905 foi inaugurado em Lisboa o «Museu dos Coches Reaes» iniciativa da rainha D. Amélia d’Orleães e Bragança, princesa de França e casada em 1886 com o futuro rei de Portugal D. Carlos I. O local escolhido para instalar o primeiro museu de coches do mundo foi o salão do antigo Picadeiro Real, construído pelo arquiteto italiano Giacomo Azzolini em 1726, adaptado para o efeito pelo arquiteto da Corte, Rosendo Carvalheira com a colaboração dos pintores José Malhoa e Conceição e Silva que em conjunto conseguiram uma harmonia quase perfeita entre o espaço e a exposição das viaturas de gala.


Em memória do excelente trabalho de proteção e divulgação deste património hipomóvel, iniciado pela rainha D. Amélia, permanece no espaço do Antigo Picadeiro, um núcleo expositivo visitável com coches e berlindas, a galeria de pintura da família real, assim como um conjunto de acessórios de cavalaria.


O novo edifício do Museu dos Coches é constituído por um pavilhão principal com uma nave suspensa e um anexo, com uma ligação aérea, que assegura a circulação entre os dois edifícios. A disposição espacial destes corpos cria uma espécie de pórtico que aponta para uma praça interna, para onde também se viram as construções antigas da Rua da Junqueira.


O novo Museu inclui espaços para exposição permanente e temporária, áreas de reservas e uma oficina de conservação e restauro que contribuirá para o desenvolvimento da conservação e restauro deste tipo de património.



Maria José Almeida

Licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Guia Intérprete Regional de Lisboa e Vale do Tejo, mestre em História da Arte Moderna e da Expansão. Desde 2013 lecciona a Unidade Curricular Herança Cultural e Tradições Portuguesas, na Pós Graduação em Tour Guiding do INP – Instituto de Novas Profissões. Colaboradora no Palácio Nacional de Mafra como Técnica Superior de Investigação Científica, foi vencedora do Prémio Escrita em 2009, no concurso “A Minha Escola Adopta um

Monumento” promovido pela DGPC conjuntamente com a DGE, subordinado ao tema “A

Maldição de Simão Sólis – A Longa História do Panteão Nacional”. Projecto final de mestrado realizado no Museu de Arte Antiga com elaboração de visitas guiadas com foco na Iconografia Botânica. Tem desenvolvido projectos de formação para Profissionais de Turismo no âmbito do Turismo Cultural, com vista à valorização do Património Material e Imaterial português.


PREÇO:

Em função do nº de participantes.

10- 15 pessoas: 25 euros/pessoa

15- 20 pessoas: 20 euros/pessoa

+20 pessoas: 15 euros/pessoa


Para grupos de menos de 10 pessoas, por favor envie-nos um email para

info@culturalia.com.pt e solicite um orçamento.


HORÁRIO: 

Encontro com o guia às 9h45. Início da visita às 10h00.

PONTO DE ENCONTRO:

Na entrada das bilheteiras do Museu Nacional dos Coches.

CONSELHO:

Chegue cerca de 30 min antes da hora para descansar do trajecto e para se preparar para a visita. Depois conte-nos como foi a sua experiência. 

bottom of page