APRESENTAÇÃO
PALÁCIO NACIONAL DE QUELUZ
O Palácio de Queluz e seus jardins é um dos melhores exemplos da arquitectura portuguesa de finais do séc. XVIII. Mandado construir por Pedro III, marido da rainha D. Maria I (1734-1816), e utilizado como residência real, este palácio constitui um dos melhores exemplos da arquitectura portuguesa dos finais do século XVIII.
Foi enriquecido com um importante museu de artes decorativas, cujas colecções pertenceram, na sua maior parte, à família real e estão expostas no seu contexto próprio. Muitas das suas salas possuem decoração rocaille, como a soberba Sala do Trono, com paredes revestidas de espelhos e magnífica talha dourada.
Os jardins circundantes são embelezados por fontanários e lagos ornamentais onde a água brota de figuras mitológicas, entre as quais sobressai o grupo escultórico em volta do lago do Jardim de Neptuno.
RICARDO LUCAS BRANCO
Doutorando em História da Arte Moderna pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em História da Arte e Licenciado em Conservação e Restauro pela mesma instituição. Desde 1997, que trabalha em ambas as áreas para entidades como o IPPAR, Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e Câmara Municipal de Lisboa, onde foi co-responsável pela execução do programa de restauro das Igrejas dos Bairros Históricos na Direcção Municipal de Reabilitação Urbana (2003-2006). Foi Coordenador da Licenciatura em Conservação e Restauro e docente do Mestrado de Reabilitação Urbana de Interiores da ESAD - Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (2008-2018). Vem desenvolvendo trabalho como Consultor de Arquitectura em Reabilitação Urbana para diversas entidades públicas e privadas. É igualmente investigador do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa e tem publicados vários artigos científicos e de divulgação na área do Património e História da Arquitectura.
PREÇO:
Em função do nº de participantes.
10- 15 pessoas: 25 euros/pessoa
15- 20 pessoas: 20 euros/pessoa
+20 pessoas: 15 euros/pessoa
Para grupos de menos de 10 pessoas, por favor envie-nos um email para
info@culturalia.com.pt e solicite um orçamento.
HORÁRIO:
Encontro com o guia às 9h45. Início da visita às 10h00.
PONTO DE ENCONTRO:
Na entrada das bilheteiras do Palácio Nacional de Queluz
CONSELHO:
Chegue cerca de 30 min antes da hora para descansar do trajecto e para se preparar para a visita. Depois conte-nos como foi a sua experiência.