top of page

Venha conhecer o génio de Bordallo Pinheiro neste roteiro de um dia pelas Caldas da Rainha.

Caldas da Rainha

price

duration

Datas:

€ 95

1 dia

SD

Caldas da Rainha

Itinerário: Caldas da Rainha

Em Caldas da Rainha, prepare-se para uma jornada fascinante que o levará pelos passos da genialidade de Rafael Bordalo Pinheiro. Este passeio cultural de um dia é uma oportunidade única para mergulhar no mundo criativo desse notável artista e ceramista português. Através da Rota Bordaliana, será conduzido (a) numa história contada através da observação das suas "peças gigantes", onde o seu legado artístico perdura, explorando uma coleção notável de cerâmica e azulejos. Descubra a impressionante habilidade e imaginação de Bordalo Pinheiro que moldaram uma parte significativa do património artístico de Portugal.

PROGRAMA:

Partida desde os locais de origem. Chegada a Caldas da Rainha. Durante a manhã, passeio pedestre guiado da Rota Bordaliana com guia local especializado, para conhecer as famosas peças em tamanho gigante e ouvir as histórias da vida do autor. Esta rota inclui o famoso Zé Povinho, a Saloia, o Padre Cura, rãs, gatos, sardões, caracóis, folhas de couve, entre outros elementos característicos da estética Bordalliana, que foram espalhados pelas ruas da cidade, em fachadas de prédios e até penduradas em árvores!

Seguidamente, tempo para usufruir dos jardins do Parque D. Carlos I, um jardim romântico pensado como centro de recuperação física, dada a proximidade do hospital termal, mais tarde convertido em zona de lazer.

Almoço em restaurante local.

De tarde, visita do Museu da Cerâmica, instalado na antiga Quinta Visconde de Sacavém, no interior de um Palacete tardo-romântico que abriga a exposição permanente a sala de exposições temporárias, a loja, olaria e centro de documentação. Continuação para a visita do Museu José Malhoa, que apresenta colecções de pintura, escultura e cerâmica, dos séculos XIX e XX de artistas como Maria Helena Vieira da Silva, Columbano, Rafael Bordalo Pinheiro, Delfim Maya e muitos outros. Nas suas instalações é possível admirar o maior núcleo de obras de José Malhoa, artista nascido nas Caldas da Rainha. Ao final da tarde, visita da Loja da Fábrica de Bordallo Pinheiro.

Regresso aos locais de origem.

VISITAS INCLUÍDAS:

Rota Bordaliana
Jardim D. Carlos I
Museu da Cerâmica
Museu José Régio
Loja da Fábrica Bordallo Pinheiro

bottom of page