O Douro de Eça
Itinerário: Aregos | Tormes | Santa Cruz do Douro | Peso da Régua
O roteiro "O Douro de Eça" é um percurso cultural e literário pelos cenários que inspiraram o célebre escritor português. Iniciando com uma caminhada pelo “Caminho de Jacinto”, desde a Estação de Aregos até à Casa de Tormes, o roteiro revela paisagens imortalizadas na obra “A Cidade e as Serras”. A visita guiada à Fundação Eça de Queiroz oferece uma imersão na vida e obra do autor. O roteiro inclui um passeio panorâmico pela encantadora região de Santa Cruz do Douro e Baião e uma visita à Quinta de Covela, onde os participantes desfrutam de uma prova de vinhos e de uma experiência gastronómica, intercalada com a leitura e discussão de trechos de obras de Eça, enriquecendo a ligação entre os textos e o rio Douro.
VISITAS INCLUÍDAS:
Percurso pedestre “O Caminho de Jacinto” desde a Estação de Aregos até à Casa de Tormes | Fundação Eça de Queiroz | Casa do Lavrador | Quinta de Covela | Mosteiro de Santo André de Ancede | Leitura e comentários de excertos da obra de Eça de Queiroz
Dia 1: Aregos | Tormes
Chegada a Aregos, a estação de destino dos protagonistas Jacinto e José Fernandes na sua viagem de comboio desde Paris. Almoço em restaurante local. De tarde, realização do Caminho de Jacinto desde a Estação de Aregos até à Casa de Tormes, um percurso de cerca de 3km a pé onde avistaremos as quintas e casas senhoriais mencionadas por Eça de Queiroz em "A Cidade e as Serras". Visita guiada por guia da Fundação Eça de Queiroz, da Casa e do seu espólio, jardim e parte da Quinta. Jantar literário queirosiano na Fundação Eça de Queiroz.
Dia 2: Santa Cruz do Douro
Visita da região de Santa Cruz do Douro, região dos vinhos verdes, onde visitaremos a da Casa do Lavrador, para conhecer o contexto de uma família de lavradores, do séc. XIX e inícios do séc. XX, contexto histórico e social da obra "A Cidade e as Serras". Continuação para a singular Quinta de Covela, berço da icónica casta Avesso, onde usufruiremos de uma prova de vinhos e experiência gastronómica, bem como da visita da Quinta.
Dia 3: Peso da Régua
Passeio panorâmico até Peso da Régua com o cenário idílico do rio Douro como companhia e vista para as magníficas quintas vinícolas. Cruzeiro de 1h com partida de Peso da Régua.