top of page

Mergulhe na história da Reconquista cristã enquanto explora as tradições e as maravilhas naturais das Astúrias!

O Reino da Reconquista

Prix

Durée

Dates

€ 1245

8 dias

SD

O Reino da Reconquista

Itinéraire: Bragança | León | Gijón | Oviedo | Cangas de Onís | Covadonga | Cabrales | Parque Natural Picos da Europa | Ponga | San Vicente de La Barquera | Comillas | Santillana del Mar | Burgos | Salamanca | Ciudad Rodrigo


A viagem "O Reino da Reconquista" convida-o (a) a embarcar numa jornada de 8 dias por Portugal e Espanha, explorando o fascinante período histórico conhecido como a Reconquista Cristã. Durante séculos, os reinos cristãos na Península Ibérica lutaram para recuperar o território que estava sob domínio muçulmano, conhecido como Al-Andaluz, que começou no início do século VIII durante o Califado Omíada. Esse movimento de recuperação teve início na Batalha de Covadonga, onde Don Pelayo conquistou um pequeno território aos mouros, fundando o Reino das Astúrias. Com o tempo, essa resistência cristã se expandiu, formando outros reinos.

A ideia de recuperar a Península Ibérica sob a égide do cristianismo em oposição ao islamismo ganhou força durante as Cruzadas, após quase metade do território ibérico ser reconquistado pelos reinos cristãos. Esse conflito perdurou por cerca de oito séculos e chegou ao seu ápice em 1492, com a tomada do Reino de Granada pelos monarcas católicos. Em Portugal, a Reconquista foi concluída anteriormente, em 1249, com a conquista de Faro pelas tropas de D. Afonso III. Nesta viagem, terá a oportunidade de explorar os locais históricos que testemunharam esse processo épico de transformação na Península Ibérica. Junte-se a nós e mergulhe na história rica e nas culturas que se entrelaçam neste emocionante capítulo da história europeia.

PROGRAMA

Dia 1: Lamego | Bragança

Partida desde os locais de origem. Chegada a Lamego. Almoço em restaurante local. Breve visita da Catedral de Lamego. Continuação para Bragança, um dos locais mais importantes na linha de defesa do recém-criado Reino de Portugal. À chegada, visita do centro histórico incluindo Castelo, Domus Municipalis e Sé Catedral de Bragança. Jantar e alojamento em Bragança.

Dia 2: León | Gijón

Partida para León. O Reino de León foi um dos antigos reinos ibéricos surgidos no período da reconquista cristã. Visita do Museu de León, onde é possível obter uma visão abrangente da história, cultura e património do território de León. Almoço em restaurante local. Visita zona histórica de León, incluindo a Plaza Mayor, a Catedral, u das mais históricas e emblemáticas catedrais góticas de Espanha, e a Basílica de San Isidoro, um dos conjuntos arquitectónicos de estilo românico mais destacados da Espanha e construído durante os séculos XI e XII. Continuação para Gijón. Jantar e alojamento em Gijón.

Dia 3: Gijon | Oviedo | Cangas de Onís

De manhã, visita a Gijón, com destaque para Praia de São Lourenço e as Termas Romanas. Os vestígios arqueológicos em exposição permitem conhecer as técnicas de construção, a vida quotidiana, assim como flora e fauna do período da ocupação romana do território. Almoço no restaurante "Tierra Astur Águila", em Colloto. Continuação para Oviedo, constituída capital do novo Reino cristão por Fernando II. Passeio a pé pelo centro histórico de Oviedo, desde a Universidade até a Catedral. Visita de monumentos pré-românicos: Igreja de Santa María del Naranco e Igreja de San Miguel de Lillo. Partida para Cangas de Onís. Jantar e alojamento em Cangas de Onís.

Dia 4: Covadonga | Cabrales | Cangas de Onís

Partida para Covadonga, entrada do Parque Nacional de los Picos de Europa e o lugar onde se iniciou a Reconquista a cargo do rei Pelayo, que descansa na caverna junto à Santina. Visita do Real Sitio de Covadonga, conjunto monumental composto pelo santuário dedicado à Virgem de Covadonga (La Santina) e à Batalha de Covadonga. Seguidamente, tempo para admirar os belíssimos  Lagos de Covadonga, um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza. Almoço em Cabrales. Passeio por Cangas de Onís, com especial destaque para a Ponte Romana e a Ermida de Santa Cruz. Capital do reino das Astúrias até 774, foi aqui que Don Pelayo se estabeleceu, encabeçando o único foco de resistência ao poder muçulmano no norte de Espanha depois do desaparecimento do reino visigodo. Jantar e alojamento no hotel em Cangas de Onís.

Dia 5: Parque Natural Picos da Europa | Ponga

Partida para um passeio de dia completo pelo Parque Natural Picos da Europa, situado entre as regiões de Astúrias, Cantábria e León, em plena Cordilheira Cantábrica. Repleto de carvalhais e faiais, o nome do parque vem das impressionantes formações rochosas existentes. Além disso, é o lar de dois dos mais emblemáticos animais que vivem na Espanha: o urso-pardo e o lobo ibérico. Almoço em Ponga, Parque Natural declarado Reserva da Biosfera em 2018. Jantar no Hotel em Cangas de Onís.

Dia 6: San Vicente de La Barquera | Comillas | Santillana del Mar | Burgos

Saída do Hotel para a Cantábria. Paragem em San Vicente de La Barquera, antigo refúgio de pescadores e um dos mais típicos cenários da Cantábria, com as suas praias, a sua puebla vieja e os deslumbrantes Picos da Europa como pano de fundo. Paragem em Comillas, pequena vila onde apreciaremos palacetes, torres e edifícios de ares modernistas. Almoço no restaurante "El Canton", em Santillana del Mar, uma belíssima vila medieval que se desenvolveu em torno da Colegiada de Santa María. Visita ao Museu Altamira,onde é possível explorar a pré-história peninsular. Continuação para Burgos, com visita da Catedral, declarada Patrimônio da Humanidade e do seu centro histórico. Jantar e alojamento em Burgos.

Dia 7: Salamanca

Partida para Salamanca, para passeio de dia inteiro no seu monumental centro histórico, declarado Património Mundial pela UNESCO. Passeio a pé com início na Plaza Mayor para percorrer séculos de história, arte e conhecimento. Almoço em restaurante local. Passagem pela Universidade, visita à Catedral e Convento de Santo Esteban, Casa das Conchas e Casa Lis. Passeio até ao rio e Ponte Romana. Jantar e alojamento em Salamanca.

Dia 8: Ciudad Rodrigo | Locais de origem

Partida para Ciudad Rodrigo, cujo centro histórico, declarado Conjunto Histórico-Artístico, data dos séculos XV ao XVI, época em que a cidade viveu um grande período de esplendor. Visita da Catedral e do Castelo. Após ser objeto de disputas entre árabes e cristãos durante séculos, esta fortaleza foi repovoada no ano 1100 pelo conde Rodrigo González Girón, que lhe deu seu nome definitivo. Almoço em restaurante local. Regresso aos locais de origem.

bottom of page