top of page

Embarque numa viagem única às raízes culturais de Portugal e desvende os segredos da sua fundação. Não perca!

Origens de Portugal

price

duration

Datas:

€ 1315

7 dias

23 - 29 Set 24

Origens de Portugal

Itinerário: Guimarães | Bragança | Alcanizes | Zamora | Toro | Tordesilhas | Valladolid | Salamanca | Lamego | Viseu | Coimbra


Convidamo-lo a embarcar numa viagem inesquecível através do tempo e da história de Portugal. O nosso roteiro "Origens de Portugal", com 7 dias de duração, vai levá-lo a visitar locais icónicos que desempenharam um papel crucial na formação da identidade portuguesa, entre tratados e fronteiras. Junte-se a nós neste emocionante roteiro de descoberta histórica e cultural e deixe-se encantar pela rica herança cultural de ambos os lados da fronteira.

PROGRAMA:

Dia 1: Locais de partida | Guimarães

Manhã: Partida de Lisboa com destino a Guimarães. Almoço em Guimarães, cidade a partir da qual foi formado o Reino de Portugal. Visita guiada da Citânia de Briteiros, um dos mais bem conservados locais da ancestralidade no território português. Visita do Castelo de Guimarães, do Paço dos Duques de Bragança e Centro Histórico, Património Mundial da UNESCO desde 2001. Jantar e Alojamento em Guimarães.

Dia 2: Guimarães | Bragança

De manhã, viagem para Bragança, cidade que funcionaria como primeira linha de defesa do novo reino. Almoço em restaurante local. Visita do Castelo de Bragança, incluindo a Domus Municipalis e a igreja. Descida ao centro da cidade e visita da Sé Catedral de Bragança. Tempo livre para explorar o centro histórico de Bragança e desfrutar da cidade ao seu ritmo. Jantar e alojamento em Bragança.

Dia 3: Alcanizes | Zamora

De manhã, saída para Alcanizes, em Espanha. Visita ao centro histórico, com evocação do Tratado de Alcanizes assinado em 1297 pelo nosso Rei D. Dinis com Fernando IV de Castela. Este documento cimentou a paz entre os reinos de Portugal e Leão e Castela. Almoço em restaurante local. Partida em direção a Zamora para visita à cidade. Começamos pela visita à Catedral românica, passando depois à Igreja da Madalena, Praças Viriato e Mayor, Miradouro Troncoso. Terminamos nas ruínas do castelo, evocando o Tratado de Zamora, que deu lugar, em 1143, ao aparecimento de Portugal como país soberano num ato liderado por D. Afonso Henriques e Afonso VII de Castela. Jantar e alojamento em Zamora.

Dia 4: Toro | Valladolid | Tordesilhas

De manhã, partida para Valladolid. No caminho, pequena paragem para visita ao centro histórico de Toro com passagem pelo Alcáçar. Chegada a Valladolid, com visita guiada pelo centro histórico e pelos seus monumentos mais relevantes. Destaque para a Câmara Municipal, Rua Juan Mambrilla, o Canal de Castilla, Casa de Cervantes, a Catedral, o Convento de Santa Isabel, Igreja de Santa María la Antigua. Almoço em restaurante local. Continuação para Tordesillas. Aqui visitaremos o centro histórico, incluindo visita ao Museu do Tratado e ao Museu e Centro Didático del Encaje de Castilla y Léon, um pequeno museu sobre a arte dos bordados. Regresso a Zamora para jantar e alojamento.

Dia 5: Salamanca

Partida para Salamanca, conquistada em 1163 por D. Afonso Henriques, que a ocupou por um curto tempo. Em 1295, foi a vez de D. Dinis a conquistar também, e ocupá-la até 1297, data do Tratado de Alcanizes. Visita ao centro histórico, com passagem pela Plaza Mayor, Catedrais Nova e Velha e Casa das Conchas. Almoço em restaurante local. Continuação para visita da Universidade de Salamanca e da sua magnífica Biblioteca. Ao final da tarde, visita ao Museo Art Nouveau y Art Déco Casa Lis, localizado num belo palacete modernista e caminhada até à Ponte Romana. Jantar e alojamento em Salamanca.

Dia 6: Lamego | Viseu

Partida para Lamego, cidade onde teriam decorrido as lendárias Cortes de Lamego e feita a aclamação de D. Afonso Henriques como Rei de Portugal. Visita da cidade medieval incluindo Castelo, Cisterna, Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos, e percurso pedestre pelos Bairros de Lamego, incluindo a visita da Igreja de Santa Maria de Almacave, um dos símbolos históricos de Lamego. Almoço em restaurante local. Partida para Viseu, considerada por alguns como a cidade berço de D. Afonso Henriques. Visita da Sé Catedral e do Museu Grão Vasco. Jantar e alojamento em Viseu.

Dia 7: Coimbra | locais de origem.

Partida para Coimbra. Visita da Universidade, Museu Machado e Castro e Sé Catedral. Almoço em restaurante local. Continuação para a baixa da cidade e visita do Mosteiro de Santa Cruz, onde se conserva o túmulo do primeiro rei português. Tempo livre em Coimbra. Ao final da tarde, regresso aos locais de origem.

bottom of page