top of page

Venha explorar o património gótico de Santarém e descobrir a riqueza do seu património arquitectónico.

Santarém

price

duration

Datas:

€ 95

1 dia

SD

Santarém

Itinerário: Igreja de Stª. Clara | Chafariz (Fonte) das Figueiras | Convento de S. Francisco | Igreja de Nª. Srª. da Graça | Igreja de S. João de Alporão / Núcleo Museológico de Arte e Arqueologia:Igreja de S. João de Alporão



A cidade de Santarém detém um importantíssimo espólio do período Gótico. Este passeio cultural de um dia conduzido por um guia técnico especializado vai conduzi-lo (a) pela riqueza da herança gótica da cidade. Com foco na Igreja de Santa Clara e Convento de S. Francisco, esta visita a Santarém não deixa de incluir outros exemplos do Gótico arquitectónico como a Igreja de Nª Sª da Graça e de S. João de Alporão, bem como o Chafariz das Figueiras.

PROGRAMA:

Partida desde os locais de origem até Santarém. Visita guiada da Igreja de Santa Clara, situada num dos termos de Santarém, numa zona que ficava fora das muralhas. É um templo do século XIII, mandado construir por D. Afonso III (1248-1279) para a sua filha D. Leonor Afonso, que aí professou e veio a falecer. Trata-se de um exemplar característico do gótico mendicante, sobressaindo os oito tramos marcados pelas altas colunas e capitéis lavrados. A iluminação é feita através de uma rosácea e por múltiplas frestas e janelas.

Percurso a pé até ao Convento de S. Francisco, passando pelo Chafariz das Figueiras, raro exemplar da arquitetura civil gótica do séc. XIV.

Visita guiada do Convento de S. Francisco, fundado por D. Sancho II em 1242 em estilo gótico mendicante: austeridade decorativa, interior amplo de três naves, transepto saliente e cabeceira com cinco capelas adjacentes (formando uma planta em cruz). O convento foi várias vezes alterado ao longo dos séculos. O edifício possui hoje, na sua estrutura, sinais marcantes das várias épocas, do gótico ao barroco, passando pelo manuelino e renascença.

Almoço em restaurante local.

Continuação para a visita da Igreja de Nª. Srª. da Graça: Edificada nos séculos XIV/XV, trata-se de um grande e belo templo característico do gótico pleno português. Devido à sua construção demorada, é possível identificar dois períodos distintos: o gótico mendicante, marcado pela planta e pela simplicidade decorativa do interior, e a influência do gótico flamejante do Mosteiro da Batalha, evidente na fachada onde sobressaem o pórtico e a singular rosácea.

Igreja de S. João de Alporão / Núcleo Museológico de Arte e Arqueologia: Construída nos séculos XII/XIII, esta igreja integra-se num período de transição entre o românico e o gótico. O Museu que se encontra no seu inteiror é hoje detentor de um espólio arqueológico e cultural valiosíssimo.

Visita Opcional da Igreja de Santa Cruz (Ribeira de Santarém), edificada em meados do séc. XIII em estilo gótico, não obstante incluir elementos de outras correntes arquitetónicas.

VISITAS INCLUÍDAS:

Igreja de Santa Clara
Chafariz das Figueiras
Convento de S. Francisco
Igreja de Nª Sª da Graça
Igreja de S. João de Alporão
Núcleo Museológico de Arte e Arqueologia da Igreja de S. João de Alporão

bottom of page