Vale do Côa
Itinerário: Circuito Arqueológico de Freixo de Numão | Vila Nova de Foz Côa | Museu do Côa | Percurso da Penascosa | Visita guiada do Sítio do Fariseu (Percurso em barco electro solar)
O Vale do Côa é um destino turístico único e fascinante, que combina história, cultura, arte e natureza. Vale a pena visitar esta região para explorar as pinturas rupestres pré-históricas dos sítios da Penascosa e do Fariseu, realizar o circuito arqueológico Freixo de Numão, apreciar as paisagens naturais deslumbrantes e mergulhar na rica cultura e gastronomia da região.
PROGRAMA
Dia 1: Partidas | Circuito Arqueológico Freixo de Numão | Vila Nova de Foz Côa
Percurso em autocarro de turismo desde as cidades de origem até à região do Vale do Côa. Almoço em restaurante local. Visita guiada da aldeia de Freixo de Numão e Museu da Casa Grande, com as suas coleções de arqueologia e coleções de etnografia regional e de história local. Em seguida, circuito arqueológico com visita das Ruínas Romanas do Prazo e Castelo Velho (Calcolítico e Bronze). Tempo livre para visitar o centro histórico de Vila Nova de Foz Côa. Jantar em restaurante local. Alojamento em hotel de 4*.
Dia 2: Museu do Côa | Percurso da Penascosa
De manhã, visita guiada do Museu do Côa com guia técnico local. Almoço no Museu do Côa. De tarde, visita do núcleo da Penascosa, com partida de Castelo Melhor, para observação das Gravuras Rupestres do Vale do Côa (Classificadas como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO), gravuras em painéis de xisto, datadas entre 25.000 e 10.000 antes do presente, gravadas pelos Homens do Paleolítico que viveram durante esse período nas margens do Rio Côa. Jantar em restaurante local. Alojamento em hotel de 4*.
Dia 3: Sítio do Fariseu | Regresso
De manhã, visita guiada do Sítio Arqueológico do Fariseu com percurso em embarcação electro solar pelo Rio Côa. Ao longo de um troço de 4 km no Rio Côa, compreendido entre o cais da Canada do Inferno e o sítio do Fariseu, os visitantes têm oportunidade de conhecer a arte rupestre do Côa, observar a paisagem e descobrir alguns dos seus aspetos mais importantes, tais como: a fauna (como locais de nidificação de aves migratórias), a flora autóctone ripícola, o mosaico agrícola que incluí a trilogia de culturas mediterrânica (amêndoa, azeitona e vinha) e a arquitetura vernacular (pombais e moinhos). Almoço em restaurante local. Regresso às cidades de origem.
Incluído:
Viagem em autocarro de turismo;
Acompanhamento por representante da empresa;
Cruzeiro no rio Douro na embarcação "Senhora da Veiga"
Guias técnicos nas visitas locais realizadas;
Todas as refeições mencionadas (5 refeições no total)
2 noites de alojamento em hotel 4* com pequeno-almoço.
Seguros de responsabilidade civil e acidentes pessoais.
Não está incluído no preço:
Despesas de carácter pessoal.
Tudo o que não está referido no programa.