APRESENTAÇÃO
MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA
Criado em 1884, o Museu Nacional de Arte Antiga alberga a mais relevante colecção de Arte do País: pintura, escultura e artes decorativas - portuguesas, europeias e da Expansão - desde o século XII até ao século XIX, incluindo o maior número de obras classificadas como "Tesouros Nacionais". A visita irá centrar-se justamente sobre algumas destas peças do acervo do Museu, a que se juntam outras consideradas fulcrais por razões históricas ou relacionadas com aspectos materiais, personagens ou factos de relevo.Entre elas destacam-se os Painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves, obra prima da pintura europeia do século XV; a Custódia de Belém, do Mosteiro dos Jerónimos, obra datada de 1506, mandada lavrar por D. Manuel I; os biombos Namban, dos finais do século XVI, onde se regista a presença dos portugueses no Japão; as Tentações de Santo Antão, de Bosch, exemplo máximo da pintura flamenga do início do século XVI, o São Jerónimo de Durer, inovadora representação do santo pelo grande mestre do renascimento alemão; a Baixela Germain, o mais notável serviço de mesa de aparato da Europa, encomendada aos conhecidos ourives da Corte francesa; e a Adoração dos Magos de Domingos Sequeira, pintura adquirida por subscrição pública do nosso mais destacado pintor do início do século XIX.
RICARDO LUCAS BRANCO
Doutorando em História da Arte Moderna pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em História da Arte e Licenciado em Conservação e Restauro pela mesma instituição. Desde 1997, que trabalha em ambas as áreas para entidades como o IPPAR, Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e Câmara Municipal de Lisboa, onde foi co-responsável pela execução do programa de restauro das Igrejas dos Bairros Históricos na Direcção Municipal de Reabilitação Urbana (2003-2006). Foi Coordenador da Licenciatura em Conservação e Restauro e docente do Mestrado de Reabilitação Urbana de Interiores da ESAD - Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (2008-2018). Vem desenvolvendo trabalho como Consultor de Arquitectura em Reabilitação Urbana para diversas entidades públicas e privadas. É igualmente investigador do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa e tem publicados vários artigos científicos e de divulgação na área do Património e História da Arquitectura.
PREÇO:
Em função do nº de participantes.
10- 15 pessoas: 25 euros/pessoa
15- 20 pessoas: 20 euros/pessoa
+20 pessoas: 15 euros/pessoa
Para grupos de menos de 10 pessoas, por favor envie-nos um email para
info@culturalia.com.pt e solicite um orçamento.
HORÁRIO:
Encontro com o guia às 10h. Início da visita às 10h30.
PONTO DE ENCONTRO:
Na entrada do Museu Nacional de Arte Antiga
(em frente às bilheteiras)
CONSELHO:
Chegue cerca de 30 min antes da hora para descansar do trajecto e para se preparar para a visita. No final passe pelo café do MNAA e aprecie a esplanada por uns momentos ou fique para uma refeição.
Boa visita! Depois conte-nos como foi a sua experiência.