
Roteiro Camiliano
Itinerário: Vila Real / Vilarinho de Samardã / Ribeira de Pena / Cavez / Braga /São Miguel de Seide / Porto
Siga os passos inquietos de Camilo Castelo Branco num percurso intenso pela sua vida, paixões e tragédias. Um roteiro que atravessa memórias de infância, amores proibidos, escrita compulsiva e solidão criativa — desde os montes de Trás-os-Montes até às celas do Porto. Três dias entre aldeias literárias, casas-museu, igrejas marcadas por decisões de vida e espaços de reclusão onde nasceu parte da grande literatura portuguesa. Uma viagem que cruza paisagem, drama e génio romântico.
PROGRAMA
Dia 1 – Vila Real | Vilarinho de Samardã | Ribeira de Pena | Cavez
Manhã: Percurso desde os locais de origem até Vila Real. Visita ao centro histórico, à Casa de Camilo e à Igreja de São Pedro. Enquadramento dos estudos informais e da iniciação literária precoce. Almoço camiliano no Restaurante Passos Perdidos (Vilarinho de Samardã).
Tarde: Passeio pedestre em Vilarinho da Samardã e visita da aldeia e da casa onde Camilo passou parte da infância e foi criado por uma tia. Leitura de excertos de cartas e textos evocando o ambiente rural.
Serão: Jantar e alojamento em hotel 4* em Mondim de Basto.
Dia 2: Ribeira de Pena | Braga | São Miguel de Seide
Manhã: Início do dia em Ribeira de Pena para visita da Igreja do Divino Salvador (onde Camilo celebrou o seu primeiro matrimónio). Continuação para Braga. Visita guiada da Igreja e Capela do Bom Jesus. Almoço em restaurante local em Braga.
Tarde: Visita completa à Casa de Camilo. Percurso pelos interiores, objetos pessoais e o espaço de escrita. Destaque para a relação com Ana Plácido, a produção literária intensa e os anos de isolamento. Partida para o Porto.
Serão: Jantar e alojamento no Porto.
_edited_edited_j.jpg)