A Viagem do Elefante

Itinerário: Belém | Constância | Castelo Novo | Fundão | Belmonte |
Sortelha | Sabugal | Pinhel | Mêda | Castelo Rodrigo | Almeida
No século XVI, o nosso rei D. João III ofereceu um elefante asiático ao arquiduque da Áustria Maximiliano II (seu primo). O percurso feito pelo elefante Salomão, de Belém, em Lisboa, até Viena, é narrado por José Saramago em "A Viagem do Elefante". Nesta viagem literária de 4 dias, vamos recriar o percurso feito pelo animal em território nacional e, segundo José Saramago, esta viagem é uma metáfora da vida humana. Não vai querer perder.
DESTAQUES DESTA VIAGEM:
Percorra o caminho literal e simbólico feito pelo elefante Salomão em "Viagem do Elefante";
Descubra surpreendentes vilas e aldeias históricas do interior de Portugal;
Experimente as paisagens, o património e a gastronomia de um dos territórios menos explorados do nosso país.
PROGRAMA
Dia 1: Belém | Constância | Castelo Novo | Fundão
Partida desde os locais de origem. Visita de Constância, vila à beira-rio que nasce no encontro do Tejo com o Zêzere e onde nasceu o poeta Camões. Percurso pedestre que inclui a Casa dos Arcos, a Casa-Memória de Camões e o centro histórico, sempre com vista para o rio. Continuação para Castelo Novo, encantadora aldeia histórica situada em pleno coração da Serra da Gardunha. Em Castelo Novo, percorreremos a pé as ruas estreitas e subiremos ao Castelo, em torno do qual a aldeia se desenvolveu, guardando as suas características originais. Almoço em restaurante local. Partida para o Fundão, cidade de cerejeiras e arte urbana, inúmeros solares, casas quinhentistas, capelas e igrejas do século XVI e XVII, ruas com histórias da comunidade judaica e Caminhos de Santiago. Jantar em restaurante local. Alojamento em hotel de 4*.
Dia 2: Belmonte | Sortelha | Sabugal
De manhã, partida para Belmonte, aldeia histórica que viu nascer o navegador Pedro Álvares Cabral. Visita do centro histórico de Belmonte, do Castelo e da igreja S. Tiago, que suscitava particular admiração no autor, e da Torre Centum Celas, cuja origem ainda permanece envolta em mistério. Almoço em restaurante local. Breve visita da Sortelha, aldeia medieval que beneficia de uma localização geográfica muito peculiar, no topo de um afloramento rochoso. Continuação para Sabugal, território medieval contíguo a um património natural de excepção. No Sabugal, visitaremos o centro histórico, com relevância para o Castelo das Cinco Quinas e o Museu Municipal. Alojamento em hotel de 4*.
Dia 3: Guarda | Pinhel | Mêda
De manhã, visita da Guarda, a cidade mais alta de Portugal, cidade fortaleza e bastião da fronteira. Fundada pelo rei D. Sancho I, a Guarda é herdeira de um património cultural rico e único, de mais de 800 anos de História. Visitaremos a Torre de Menagem, a Sé Catedral e as ruas do centro histórico. Almoço em restaurante local. De tarde, visita de Pinhel, para percorrer o Caminho de Ronda e desfrutar de uma perspetiva panorâmica da cidade, do castelo e sobre todo o espaço natural envolvente. De seguida, tempo para conhecer o património cultural monumental associado à arquitetura militar dos Castelos de Marialva e Longroiva, que “escondem” tantas histórias desde a Idade Média. Jantar em restaurante local. Alojamento em hotel de 4*.
Dia 4: Cidadelhe | Figueira de Castelo Rodrigo | Almeida
De manhã, imersão na aldeia de Cidadelhe, apelidada por Saramago de "O calcanhar do mundo", onde teremos acesso a espaços naturais de reconhecido enquadramento paisagístico como o Rio Côa e a Reserva Natural da Faia Brava, assim como pequenos núcleos rurais de arquitectura vernácula. Em seguida, visita de Figueira de Castelo Rodrigo, possuidora de uma beleza natural idílica, como é exemplo as amendoeiras em flor, nos meses de fevereiro e março. O Concelho é rico em patrimónios culturais e arquitetónicos, com imponentes igrejas e capelas, monumentos e paisagens únicas. Almoço em restaurante local. Passagem por Almeida, aldeia fortaleza que nasceu da necessidade de consolidação das fronteiras, depois da Restauração da independência. Regresso aos locais de origem. Fim da viagem.
Preço:
495 € - Em quarto duplo | 595 € - Em quarto individual.
Esta viagem só se realiza com um mínimo de 35 participantes.
Para sua informação, consulte as Condições de Reserva.
Incluído no preço:
Viagem em autocarro de turismo, com qualidade e conforto;
Acompanhamento por representante da empresa;
Visitas guiadas dos locais visitados por guias técnicos locais;
Todas as refeições mencionadas (7 refeições no total);
3 noites de alojamento em hotel de 4*;
Seguro de responsabilidade civil e acidentes pessoais em viagem;
IVA à taxa em vigor.
PROCEDIMENTO PARA RESERVA:
PRÉ-RESERVA: A pré-reserva é efetuada mediante preenchimento do formulário de pré-reserva da viagem respectiva. Após preenchimento do formulário deverá ser efectuado pagamento da sinalização de 50% do valor da viagem, no prazo de 5 dias, para que a reserva seja considerada efectiva. Na falta de contacto e pagamento da sinalização, consideraremos a pré-reserva sem efeito. Os restantes 50% deverão ser pagos após email de confirmação da viagem por parte da agência.
PAGAMENTO
Após preenchimento do formulário, realizar o pagamento do sinal (50% do valor total da viagem) num prazo de 5 dias através de transferência bancária para o seguinte IBAN:PT50.0036.0077.99100090123.08
COMPROVATIVO
Após transferência bancária, enviar um email para ca.culturalia@gmail.com com os seguintes elementos:
- Comprovativo de Pagamento (pode enviar uma fotografia de ecrã – se fizer a transferência por multibanco, ou pode pedir o envio de notificação se fizer a transferência por netbanking para este email)
- Indicação da viagem com a data
- Nome e NIF de cada participante
Nota: se não recebermos o seu comprovativo de pagamento do sinal num prazo de 10 dias após preenchimento do formulário, a sua pré-reserva será anulada.
CONFIRMAÇÃO
Enviaremos um email de confirmação após recepção do seu comprovativo.