top of page

Venha fazer uma viagem no tempo em Dornes, a magnífica aldeia dos Templários!

Dornes

Preço

Duração

Datas:

€ 95

1 dia

SD

Dornes

Itinerário: Santuário de Nª Sª do Pranto | Museu da Igreja de Dornes | Capela de Santo António | Torre Pentagonal | Praia Fluvial | Marco do Centro Geodésico de Portugal | Lago Azul | Ferreira do Zêzere


Dornes, vila templária situada junto ao rio Zêzere, aguarda para revelar as suas antigas histórias e encantos. Vencedora das “7 Maravilhas de Portugal” na categoria Aldeias Ribeirinhas e situada numa península rodeada pelas águas do Zêzere, esta terra histórica está envolvida por uma paisagem deslumbrante. Prepare-se para uma aventura que o levará através das vielas medievais desta pitoresca vila, onde a história e a beleza natural se encontram. Descubra o seu passado templário, as histórias da sua santa padroeira, as suas ruas pitorescas e a Torre Templária. A atmosfera única de Dornes, o seu legado histórico e o apelo incessante do Zêzere tornam este destino imperdível para quem procura uma autêntica experiência cultural.

PROGRAMA

Partida desde os locais de origem até Dornes, conhecida pelo seu passado ligado aos Templários e ao rio Zêzere. Passeio a pé pela vila com descoberta do seu património:

- Santuário de Nossa Senhora do Pranto, originalmente mandada construir pela Rainha D. Isabel de Aragão, esposa de D. Dinis, o actual edifício caracteriza-se por uma conjugação de estilos, gótico, maneirismo e barroco.

- Museu da Igreja de Dornes, que exibe uma colecção de círios votivos, oriundos das grandes romarias que se realizam todos os anos na região.

- Capela de Santo António, pequeno templo localizado nas proximidades do Santuário de Nossa Senhora do Pranto.

- Torre de Dornes, de forma invulgar pela sua planta pentagonal, foi erguida pelos Templários nas margens do Rio Zêzere para posto de vigilância e defesa da região, durante a Reconquista cristã. Do alto da Torre, é possível usufruir de vistas maravilhosas para o rio Zêzere.

Ao final da manhã, passeio agradável pela praia fluvial de Dornes.

Almoço em restaurante local.

Partida para o Centro Geodésico de Portugal, situado no Picoto da Melriça, pirâmide de alvenaria com nove metros de altura, que marca o centro de Portugal. Do alto do Marco Geodésico, é possível obter uma visão de 360º sobre um horizonte vastíssimo, em que se destaca a Serra da Lousã e, com tempo limpo, a Serra da Estrela. Continuação para o Lago Azul, com designação oficial de Praia Fluvial da Castanheira, situada nas margens do rio Zêzere, na albufeira de Castelo de Bode, é conhecida pelas águas transparentes e pela beleza do cenário que a rodeia. Breve visita de da vila de Ferreira do Zêzere antes do regresso aos locais de origem.

Visitas incluídas:

Santuário de Nossa Senhora do Pranto
Museu da Igreja de Dornes
Torre Pentagonal
Praia Fluvial de Dornes
Marco Geodésico em Picoto da Melriça
Lago Azul
Vila de Ferreira do Zêzere

bottom of page