top of page

Venha conhecer a obra e os lugares da obra "Levantado do Chão", de José Saramago, em Lisboa e Montemor-o-Novo.

Levantado do Chão

Preço

Duração

Datas:

€ 295

2 dias

SD

Levantado do Chão

Itinerário: Lisboa | Montemor - o - Novo | Évora | Santiago do Escoural | Lavre



Nesta viagem de dois dias reviveremos o momento histórico que antecedeu a revolução que teve lugar em Portugal em Abril de 1974. Conheceremos a atmosfera daquela época com grande detalhe, retratada por José Saramago em "Levantado do Chão" através de uma narrativa poderosa. Poderemos conhecer alguns dos lugares onde as suas personagens lutaram contra os latifundiários, contra o fascismo e contra a Igreja.

PROGRAMA:

Dia 1 - Lisboa | Montemor - o - Novo | Évora

Partida desde os locais de origem até Lisboa. Chegada ao Campo das Cebolas. Enquadramento espacial e histórico da obra "Levantado do Chão" de José Saramago. Visita da Fundação José Saramago. Continuação para o Museu do Aljube, onde vamos participar numa visita orientada por guia do Museu. Percurso a pé até à Praça do Comércio e seguidamente para a Estação do Terreiro do Paço. Regresso ao Campo das Cebolas. Almoço em restaurante local. De tarde, partida em autocarro para Montemor-o-Novo, onde faremos o percurso orientado da obra: Praça de Touros - Centro de Etnologia/ Museu local - Castelo - Centro Interpretativo Levantado do Chão - Câmara Municipal - relembrando em cada local as passagens da obra correspondentes. Jantar em restaurante local. Alojamento em Évora.

Dia 2 - Évora | Santiago do Escoural | Lavre

De manhã, visita do centro histórico de Évora e passagem pela Praça de Touros, relembrando o comício anticomunista em que João Mau-Tempo participou em 1936. Continuação para Santiago do Escoural, símbolo da Reforma agrária alentejana após o derrube do regime fascista. Visita do centro histórico. Almoço em restaurante local. De tarde, visita do Lavre onde faremos um percurso pedestre passando pelos principais locais onde viveram aqueles homens e aquelas mulheres que inspiraram a obra Levantado do Chão, do Lavre à Ponte Cava (ou Ponte Velha) um local de grande beleza natural e quase intocado pela passagem do tempo, desde que Saramago fez o mesmo percurso. No final da tarde, regresso a Lisboa.

bottom of page