top of page

Viagem literária de 3 dias para percorrer os caminhos e paisagens que, em tempos, encantaram o escritor Miguel Torga.

O Reino Maravilhoso

Preço

Duração

Datas:

€ 605

3 dias

SD

O Reino Maravilhoso

Itinerário: Vila Real | Solar de Mateus | Panóias | São Martinho da Anta | Sabrosa | Pinhão | S. Leonardo de Galafura | Parque Natural do Alvão


Miguel Torga manteve, ao longo de toda a sua vida, uma ligação íntima e intensa com a terra que o viu nascer e crescer. Esta ligação quase umbilical materializou-se em textos narrativos, poéticos, diarísticos e reflexivos, numa tentativa de regressar sempre, através da escrita, a Trás-os-Montes, o "Reino Maravilhoso". Nesta viagem literária poderá estreitar a sua relação com o pensamento de Miguel Torga; descobrir este território, fonte inesgotável de inspiração, e regressar aos mesmos locais que, em tempos, maravilharam o nosso autor.

PROGRAMA


Dia 1: Cidades de origem | Casa de Mateus | Vila Real 

Partida desde as cidades de origem em transporte privado em direção a Trás-os-Montes. (consultar locais e datas de partida). Chegada à Casa de Mateus, onde Miguel Torga recebeu o prémio Morgado de Mateus, em 1980. Usufruiremos de uma visita guiada seguida de degustação de vinhos produzidos localmente. Continuação para Vila Real, cidade abençoada por majestosas paisagens devido à sua localização privilegiada entre as serras do Marão e do Alvão, a cidade ergue-se altaneira sobre as escarpas do Corgo. Almoço em restaurante local. Passeio pedestre pelas ruelas de Vila Real Antiga para admirar a Casa do Arco (a casa onde nasceu o navegador Diogo Cão), o Pelourinho, a Sé, a Casa das Brocas, a Capela da Misericórdia, as Igrejas de S. Pedro e de S. Paulo e o Jardim da Carreira. Jantar em restaurante local. Alojamento em hotel. Serão de leitura e comentário de textos de Miguel Torga.

 
Dia 2: S. Martinho da Anta | Panóias | Ferrão 

De manhã, partida em direção à aldeia berço de Miguel Torga, São Martinho da Anta. A partir do Espaço de Miguel Torga e acompanhados por guia técnico, faremos a visita do Espaço, assim como da casa onde o autor nasceu, da escola e igreja da Senhora da Azinheira. Almoço em restaurante local. Continuação para Panóias, santuário pagão construído entre finais do séc. II e inícios do séc. III d.C. Consagrado a Serápis e aos deuses dos Lapitas, é o mais antigo santuário rupestre da Península Ibérica. Seguidamente, conheceremos a Mamoa de Madorras e os Monumentos Megalíticos de Vilar de Celas. No final da tarde, descida de São Martinho da Anta para o Ferrão, onde avistaremos o Monte de S. Domingos,  um dos locais de caça de Miguel Torga. Com uma capelinha no alto, oferece um amplo panorama circular. Regressando a Paradela e seguindo para o Ferrão, encontram-se várias quintas dispostas em socalcos com magníficas vistas, entre elas a Quinta do Crasto. Jantar em restaurante local. 


Dia 3: Sabrosa | Pinhão | São Leonardo da Galafura

​Em Sabrosa, visita do Castro de Sabrosa e da Casa dos Pereiras, onde, segundo a tradição, nasceu Fernão de Magalhães, o edifício da Câmara Municipal, a Casa da Capela e o Solar dos Canavarros. Descida de Sabrosa para o Pinhão. Numa paisagem de vinhedos, destaque para o solar do Visconde de Vilarinho de São Romão (capela do séc. XV e pedra de armas), na aldeia com o mesmo nome; Provesende, com várias casas senhoriais e pelourinho; as Quintas da Cavadinha e do Junco, cenários do romance Vindima; e, por alturas de S. Cristóvão, do lado esquerdo da estrada, belíssima vista sobre a confluência dos rios Douro e Pinhão. Subida ao miradouro de S. Leonardo da Galafura. Entre Vila Real e Peso da Régua, situado a 640 metros de altitude, o miradouro fica no alto dum afloramento de quartzitos em forma de proa de barco e oferece um extraordinário panorama sobre o Douro. "Um excesso de natureza", como Miguel Torga tão bem chamou a este local. Almoço em restaurante local. Antes do regresso às cidades de origem, visita de Pinhão.

​Incluído:

Viagem em autocarro de turismo, com qualidade e conforto;
Acompanhamento por guia local profissional no dia 2;
Guias locais nas visitas realizadas.
Todas as refeições mencionadas (5 refeições no total);
2 noites de alojamento em hotel de 4*;
Seguro de responsabilidade civil e acidentes pessoais

Não incluído:
Despesas pessoais
Tudo o que não está mencionado no programa.

bottom of page