top of page

Explore o brilho da história na Rota do Ouro e da Filigrana, numa viagem de 3 dias repleta de fascínio e tradição!

Rota do Ouro e da Filigrana

Preço

Duração

Datas:

€ 425

3 dias

5 - 7 Jul 24

Rota do Ouro e da Filigrana

Itinerário: Paredes | Póvoa de Lanhoso | Travassos | Gondomar | Porto



PROGRAMA:

Dia 1: Locais de origem | Paredes

Partida desde os locais de origem até Paredes. Almoço em restaurante local. O nosso roteiro começa com a visita das o Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas, região onde se encontram importantes vestígios das explorações auríferas do tempo da ocupação romana. Na continuação da visita, teremos a oportunidade de conhecer as minas de Castromil, com visita orientada do espaço de exploração mineira. Continuação para Guimarães para jantar e alojamento em hotel 4*.

Dia 2: Póvoa de Lanhoso | Travassos

Partida para Póvoa de Lanhoso, para visita guiada da Sala de Interpretação da Filigrana, integrada no edifício da Casa da Botica, é um recurso patrimonial voltado para a valorização e perpetuação desta forma tão valiosa e peculiar de trabalhar o ouro Seguidamente, oficina de ouro na fábrica Aurélio & Monteiro em Sobradelo da Goma, uma das aldeias onde a tradição da filigrana se mantém mais viva, através do trabalho dos artesão locais. Almoço em Póvoa de Lanhoso. Continuação para Travassos, para visita guiada do Museu do Ouro. Regresso a Guimarães. Passeio a pé no centro histórico da cidade, classificado como Património Mundial da Unesco desde 2001. Jantar e alojamento em hotel 4*.

Dia 3: Gondomar | Porto | Locais de origem

Partida para Gondomar, reconhecida como a "Capital da Ourivesaria". A filigrana ocupa um lugar de destaque entre as criações dos ourives locais; de produção artesanal, é concebida em oficinas de pequena escala, de cariz familiar, através de técnicas transmitidas de geração em geração. Visita do Museu Municipal de Filigrana. Seguidamente, workshop de filigrana com oferta da peça realizada no CINDOR. Percurso até ao Porto com almoço em restaurante local. Tempo livre no Porto. Regresso aos locais de origem.

bottom of page