top of page

Surpreenda-se com a riqueza natural, patrimonial e artística desta cidade do centro de Portugal.

Abrantes

Preço

Duração

Datas:

€ 95

1 dia

SD

Abrantes

Itinerário: Castelo, Torre de Menagem e Palácio dos Governadores | Igreja de Santa Maria do Castelo | Panteão dos Almeidas | Jardim do Castelo | Igreja de São Vicente | Convento de Nossa Senhora da Esperança | Capela de Sant’Ana | Museu Ibérico de Arte e Arqueologia (MIAA)

Abrantes é muito mais do que apenas uma cidade pitoresca com vista para o Tejo, é um destino enraizado em séculos de história e marcado por sua impressionante herança arquitectónica, paisagens deslumbrantes e um ambiente acolhedor. Neste dia dedicado a esta cidade única, mergulharemos nas suas ruelas históricas, visitaremos monumentos fascinantes e apreciaremos a riqueza da sua cultura local. Vamos embarcar nessa viagem de descoberta em Abrantes, onde o passado e o presente se encontram de maneira harmoniosa.

PROGRAMA

Partida desde os locais de origem até Abrantes. Fundada em meados do séc. XII pela mão do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, desempenhou desde a sua origem um papel crucial em momentos importantes da nossa História, como a Reconquista Cristã ou as Invasões Francesas, devido à localização geográfica estratégica. Desse passado histórico conta-nos o seu rico património.

Início do nosso passeio com uma visita do Castelo, situado num planalto que se ergue a 200 metros de altura sobre a cidade, era um dos castelos que integrava a Linha de Defesa do Tejo. Do Castelo é possível usufruir de espectaculares vistas para o rio e para a cidade. Incluimos no nosso roteiro a visita da Torre de Menagem, mandada edificar por D. Dinis, em 1300, do Palácio dos Governadores, ou dos Alcaides, que terá sido construído no século XV, pelo Alcaide-Mor de Abrantes, Diogo Fernandes de Almeida e Igreja de Santa Maria do Castelo, recentemente restaurada e que se constitui como o Panteão funerário da família dos Almeidas, condes de Abrantes. Tempo de lazer no Jardim para usufruir do magnífico panorama desde o Castelo.

Descida para o centro histórico da cidade através do Outeiro de São Pedro, onde o Rei de Portugal D. João I e D. Nuno Álvares Pereira acamparam com as suas tropas antes da, com ditoriosa Batalha de Aljubarrota, em 1385.

Almoço em restaurante local

De tarde, passeio a pé pelo centro histórico da cidade. Destaque para Igreja de São Vicente, Convento de Nossa Senhora da Esperança e Capela de Sant’Ana.

Visita guiada do Museu Ibérico de Arte e Arqueologia, instalado após obra de requalificação do Convento de S. Domingos, onde é possível apreciar a sua colecção de cerca de cinco mil as peças recolhidas no antigo território da Lusitânia.

Ao final do dia, passeio pelo passeio ribeirinho da Aquapolis. Regresso aos locais de origem.

bottom of page