top of page

Explore a riqueza cultural e histórica de Coruche, mergulhando nas suas tradições ancestrais, arquitetura pitoresca e cenários naturais deslumbrantes.

Coruche

Preço

Duração

Datas:

€ 95

1 dia

14 Jul. 24

Coruche

Itinerário: Igreja de Nossa Senhora do Castelo | Igreja da Misericórdia | Praia Fluvial do Sorraia | Núcleo Rural de Coruche – Centro de Artes, Ofícios e Saberes Tradicionais (NRC-CAOST) | Observatório do Sobreiro e da Cortiça



Venha visitar Coruche, um destino pouco óbvio mas, talvez por isso, tão surpreendente. Coruche não deixa ninguém indiferente pela beleza das suas paisagens, pela história ligada à fundação de Portugal e pela sua cultura própria, de transição entre o Ribatejo e o Alto Alentejo. A passagem por locais como a Igreja Matriz e o Antigo Pelourinho proporciona uma imersão nas raízes culturais da região. Além disso, a riqueza natural que abraça Coruche, com suas vastas áreas verdejantes e o Rio Sorraia, enriquece a jornada com paisagens que inspiram serenidade e beleza natural.

PROGRAMA

Partida desde os locais de origem até Coruche. Situada na lezíria, numa zona de transição do Ribatejo para o Alentejo, a vila de Coruche é uma localidade pitoresca e tranquila, com casas baixas e brancas de arquitectura popular que se estendem pela planície junto ao rio Sorraia.

Início do passeio com a visita da Igreja de Nossa Senhora do Castelo, situada numa colina sobre a vila de Coruche, com uma vista deslumbrante sobre as lezírias e o rio Sorraia. Segundo a tradição, a Igreja foi fundada por D. Afonso Henriques, conservando-se nela um retrato do primeiro rei.

Descida para o centro histórico da vila pela Travessa do Castelo para a visita da Igreja da Misericórdia, com destaque para o órgão de tubos e o cadeiral, que lhe foram adicionados quando serviu de sede de paróquia.

Percurso até à zona ribeirinha, para passeio junto ao rio e almoço no restaurante Pátio Sorraia.

De tarde, percurso até à Praia Fluvial do Sorraia, com passagem pela Praça de Toiros de Coruche, símbolo indissociável da cultura ribatejana. Seguidamente, visita guiada do Núcleo Rural de Coruche para visita da exposição "Coruche: o Céu, a Terra e os Homens" que conta a história de Coruche desde os tempos mais remotos, tendo por base o conceito de sagrado e a relação do Homem com o divino, conforme vivenciado pelas gentes desta região. Seguidamente, visita guiada do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, com destaque para os laboratórios e oficinas destinados ao estudo das temáticas do binómio sobreiro/cortiça.

Regresso aos locais de origem.

VISITAS INCLUÍDAS

Igreja de Nossa Senhora do Castelo
Núcleo Rural de Coruche – Centro de Artes, Ofícios e Saberes Tradicionais (NRC-CAOST)
Igreja da Misericórdia
Praia Fluvial do Sorraia
Observatório do Sobreiro e da Cortiça

bottom of page