
Paisagens Sagradas
Pavia l Mora l Brotas
Este itinerário convida à descoberta do Alentejo interior através das suas paisagens sagradas e da memória ancestral do território. Entre monumentos megalíticos, ecossistemas fluviais e lugares de devoção, o percurso revela a profunda ligação entre natureza, espiritualidade e cultura. Um passeio tranquilo, marcado pela contemplação e pela identidade do Alentejo.
PROGRAMA:
Manhã: Pavia e Mora
Pavia e Mora são pequenas localidades alentejanas marcadas pela presença do património megalítico, testemunho das primeiras comunidades humanas que habitaram esta região.
Visita à Anta-Capela de São Dinis, um impressionante dólmen transformado em espaço de culto cristão, exemplo singular da sobreposição de práticas espirituais ao longo de milénios.
Visita ao Museu Interativo do Megalitismo, espaço que permite compreender o significado simbólico, social e espiritual dos dólmens e menires, bem como as práticas funerárias e rituais das primeiras comunidades agro-pastoris da região.
Visita ao Fluviário de Mora, equipamento dedicado aos ecossistemas de água doce, que dá a conhecer a biodiversidade dos rios e ribeiras portuguesas e os desafios da conservação ambiental.
Almoço em restaurante local incluído.
Tarde: Brotas
Brotas é uma pequena vila marcada por uma forte tradição religiosa e por uma paisagem de grande serenidade.
Visita ao Santuário da Nossa Senhora de Brotas, um dos mais antigos e emblemáticos locais de devoção do Alentejo, com origens medievais. Associado a lendas de aparições marianas e a práticas de religiosidade popular profundamente enraizadas.
No final da tarde, regresso aos locais de origem.
Guia: Prof. Natália Nunes
Natália Maria Lopes Nunes, professora, doutorada em Literatura Portuguesa Medieval. Pós-Doutorada na área da Literatura Profana e Mística do Gharb al-Andalus.
Autora de livros e de vários artigos, no âmbito da literatura medieval e do al-Andalus, do misticismo islâmico e cristão e da literatura tradicional/oral, assim como do legado árabe e islâmico.
Na FCSH-UNL (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade
Nova de Lisboa), tem lecionado os cursos livres sobre “A Poesia do Gharb al-Andalus”, “A herança árabe e islâmica do al-Andalus”, “Introdução à Literatura Árabe do al-Andalus”, “História e Cultura do al-Andalus”. É ainda investigadora integrada do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional - patrimónios, artes e culturas) e colaboradora do IEM (Instituto de Estudos Medievais). Na FLUL (Faculdade de Letras de Lisboa), colaboradora do CH (Centro de História).
A NÃO PERDER:
Descubra a Anta-Capela de São Dinis, um dólmen pré-histórico transformado em espaço de culto cristão.
Explore o Museu Interativo do Megalitismo, um espaço de referência que desvenda o simbólico e ritual das primeiras comunidades humanas da região.
Percorra o Fluviário de Mora, um aquário dedicado aos ecossistemas de água doce, revelando a riqueza da biodiversidade fluvial portuguesa.
Visite o Santuário da Nossa Senhora de Brotas, um dos mais antigos locais de devoção do Alentejo, marcado por lendas e fé popular.

_edited_edited_j.jpg)















