top of page

Venha descobrir o "Misticismo de Cister" e conheça o legado de uma das mais influentes ordens religiosas em Portugal.

Caminhos de Cister

Preço

Duração

Datas:

6 dias

25 - 30 Jun 24

Partidas:

Caminhos de Cister

Itinerário: Alcobaça | Cós | Coimbra | Penacova | São Pedro do Sul | Arouca | Tarouca | Salzedas




Uma viagem de imersão cultural no legado e misticismo da Ordem de Cister, a mais influente durante toda a Idade Média na Europa. Esta ordem deve o seu considerável desenvolvimento a Bernardo de Claraval, homem de excepcional carisma, que, não sendo o fundador da ordem, continua a ser o seu mentor espiritual. Pode dizer-se que foi, no seu tempo, o grande precursor da Europa, fundando mais de 70 mosteiros. Em 1151, dois anos antes da sua morte, existiam na Europa mais de 500 Abadias. Conheça o rico e valioso património deixado pela ordem de Cister em Portugal. Vamos mostrar-lhe o legado técnico, artístico e arquitectónico dos cistercienses. Os caminhos de Cister vão levá-lo aos Mosteiros e Conventos de: Alcobaça, Cós, Lorvão, Celas, São Cristóvão, Arouca, Salzedas e São João de Tarouca. Vamos mostrar-lhe um Portugal diferente, mais rico, sublinhando o Património Mundial, a riqueza histórica, simbólica e arquitectónica dos nossos monumentos.


PROGRAMA


Dia 1: Alcobaça | Cós

O mosteiro de Santa Maria de Alcobaça tornou-se, desde a sua fundacão em 1153, casa-mãe da Ordem em Portugal. Obra maior do primeiro gótico nacional, conserva daquela época o edifício da igreja, de três naves, deambulatório e capelas radiantes, o dormitório, o refeitório e o claustro de D. Dinis. Classificado Património da Humanidade pela UNESCO em 1989, o imponente mosteiro é um dos mais impressionantes e belos testemunhos da arquitectura de Cister em toda a Europa.

Neste dia fazemos uma visita a outro belo exemplo da arquitectura da Ordem de Cister: o Mosteiro de Cós. Este Mosteiro foi fundado no século XIII durante o Abaciato de Frei Fernando, que patrocinou a edificação daquele que viria a ser um dos mais importantes mosteiros femininos da Ordem de Cister.


Dia 2: Coimbra | Penacova

Mosteiro de Celas, um exemplar Cisterciense fundado no séc. XIII. O Mosteiro de Celas era feminino e pertencia à Ordem de Cister. Foi fundado cerca de 1221 pela beata infanta D. Sancha, filha de D. Sancho I, numa propriedade denominada Vimaranes (Guimarães), nos arredores de Coimbra.

Mosteiro do Lorvão em Penacova: Remontando a fundação ao século IX, só no reinado de D. Sancho I foi entregue a freiras cistercienses. A igreja de nave única, cúpula sobre o cruzeiro e coro baixo de grandes dimensões onde se encontra um magnífico cadeiral barroco, foi completamente modernizada no século XVIII.

No claustro, de saboroso recorte clássico, distribuem-se treze capelas renascentistas, de rica decoração talhada no brando calcário da região.

Dia 3: São Pedro do Sul | Arouca

Mosteiro de São Cristóvão: Fundado no sec. XII pelos monges de Cister, o seu edifício ergue-se por entre uma densa floresta de castanheiros, carvalhos, loureiro e aveleiras, junto ao rio.

Mosteiro de Santa Maria de Arouca: Beneditino até ao século XII, passou a acolher a ordem de Cister até finais do século XIX. Fruto de várias intervenções, o atual edifício data dos séculos XVII e XVIII, e tem para lhe mostrar espaços belíssimos, como o Claustro, o Cadeiral, a Cozinha. Possui um dos mais ricos museus de Arte Sacra da Península Ibérica.


Dia 5: Salzedas | Tarouca

Santa Maria de Salzedas: Fundado no século XII, o Mosteiro de Salzedas apresenta raros vestígios da edificação primitiva. O conjunto que chegou aos nossos dias resulta das profundas campanhas de obras dos séculos XVI, XVII e XVIII, quando se construíram os dois claustros subsistentes, se remodelou o espaço interior da igreja e se refez completamente a fachada.

São João de Tarouca: Foi o primeiro mosteiro da Ordem de Cister em Portugal, remontando a fundação a 1144. A igreja, de três naves, transepto saliente e uma profunda capela-mor totalmente remodelada no século XVII, apresenta uma abóbada de berço que repousa em robustos pilares de granito.

O acervo da igreja inclui o túmulo trecentista de D. Afonso Sanches, bastardo de D. Dinis, tábuas de Gaspar Vaz e um cadeiral em talha dourada, do século XVIII.


Dia 6: Lamego | Douro | Locais de origem



Preço: 1545 euros - por pessoa em quarto duplo | 1745 - em quarto single.

Esta viagem só se realiza com um mínimo de 20 inscritos.​

Para sua informação, consulte as Condições de Reserva.

Nota: para grupos privados de outras dimensões, por favor solicite orçamento à nossa agência.

Inclui:

Viagem em autocarro de turismo;

Guia acompanhante ao longo de todo o percurso;

Guias técnicos nas visitas locais realizadas;

Todas as refeições mencionadas (9 refeições no total)

5 noite de alojamento em hotéis de 3* e 4* com pequeno-almoço.

Seguros de responsabilidade civil e acidentes pessoais.


Não está incluído no preço:

Despesas de carácter pessoal.

Tudo o que não está referido no programa.


PROCEDIMENTO PARA RESERVA


PRÉ-RESERVA: A pré-reserva é efetuada mediante preenchimento do formulário de pré-reserva da viagem respectiva. Após preenchimento do formulário deverá ser efectuado pagamento da sinalização de 50% do valor da viagem, no prazo de 10 dias úteis, para que a reserva seja considerada efectiva. Na falta de contacto e pagamento da sinalização, consideraremos a pré-reserva sem efeito. Os restantes 50% deverão ser pagos até 15 dias antes da data da partida.

PAGAMENTO

Após preenchimento do formulário, realizar o pagamento do sinal (50% do valor total da viagem) num prazo de 10 dias através de  transferência bancária para o seguinte IBAN:PT50.0036.0077.99100090123.08

COMPROVATIVO

Após transferência bancária, enviar um e-mail para ca.culturalia@gmail.com com os seguintes elementos:- Comprovativo de Pagamento (pode enviar uma fotografia de ecrã – se fizer a transferência por multibanco, ou pode pedir o envio de notificação se fizer a transferência por netbanking para este e-mail)- Indicação da viagem com a data- Nome de cada participante

Nota: se não recebermos o seu comprovativo de pagamento do sinal num prazo de 10 dias após preenchimento do formulário, a sua pré-reserva será anulada.

CONFIRMAÇÃO

Enviaremos um e-mail de confirmação após recepção do seu comprovativo. 



bottom of page