top of page

Participe numa viagem através da história e do património religioso de Portugal e mergulhe profundamente nas raízes históricas do nosso país.

O Caminho dos Monges

price

duration

Datas:

€ 595

3 dias

SD

O Caminho dos Monges

Itinerário: Lamego | Ucanha | Salzedas | Tarouca | Balsemão



O Vale do rio Varosa, local de inspiração para o nosso roteiro "Caminho dos Monges", é um lugar que nos transporta às origens da nação portuguesa. Embora D. Afonso Henriques tenha proclamado Portugal como um país em 1139, naquela época, o reconhecimento oficial pelo Papa ainda não tinha sido alcançado. São Bernardo Claraval, o visionário por trás da Ordem de Cister e tio do nosso primeiro Rei, compreendeu que a fundação de um mosteiro no território português era essencial para persuadir o Papa Alexandre III a conceder a Portugal o seu reconhecimento como uma nação independente. Assim nasceu o Mosteiro de S. João de Tarouca, o primeiro mosteiro cisterciense em Portugal, marcando o início do percurso do "Caminho dos Monges" e abrindo novos caminhos para Portugal. Com raízes fixadas em Portugal desde o século XII, a Ordem de Cister desempenhou um papel crucial na formação do território e na consolidação política da primeira dinastia. O roteiro "Caminho dos Monges" proporciona uma jornada única através da história e do património religioso de Portugal, permitindo-lhe mergulhar profundamente nas raízes históricas do nosso país.

PROGRAMA

Dia 1: Locais de origem | Tarouca

Partida desde os locais de origem até Tarouca. Almoço em restaurante local. De tarde, início do Caminho dos Monges com a visita do Mosteiro de S. João de Tarouca, o primeiro Mosteiro Cisterciense em Portugal e da Igreja de S. Pedro de Tarouca, um templo do séc. XIII de transição do românico para o gótico. Continuação para visita de Ucanha. Durante a ocupação romana, as terras férteis do vale do Varosa começaram a ser exploradas, e as ruínas da via romana que conduzia a Lamego podem ainda ser vistas na região. Na época medieval, os monges cistercienses instalaram-se e construíram uma torre e ponte sobre o rio, para cobrar portagens do couto de Santa Maria de Salzedas. Hoje em dia podemos admirar algumas das estruturas medievais de origem cisterciense, como a Abadia Velha, a Ponte Fortificada, assim como as igreja matriz e o pelourinho do século XVII. Jantar e alojamento em hotel 4*.

Dia 2: Ucanha | Caves da Murganheira | Salzedas | Balsemão

De manhã, visita do Casa do Paço de Dalvares, cuja origem remonta à Idade Média e que foi em tempos idos, pertença de D. Egas Moniz (o famoso aio de D. Afonso Henriques). Hoje em dia é a sede da Confraria do Espumante e do Museu do Espumante da Murganheira. Ao final da manhã, visita guiada das Caves da Murganheira, casa produtora de espumantes há mais de 60 anos. Almoço em restaurante local. Partida para Salzedas. Visita do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, construído no século XII com o apoio da corte do Rei D. Afonso Henriques e em torno do qual se desenvolveu a povoação. Visita do pequeno bairro judeu, com as suas ruas estreitas e tortuosas e edifícios vernaculares próximos ao antigo mosteiro cisterciense. Continuação para Balsemão, para visita da surpreendente Capela de São Pedro de Balsemão, um lugar de grande significado histórico e arquitectónico, captando as múltiplas camadas da história que moldaram esta região. Terminaremos o dia com a visita dos Varandins do Varosa, um local de beleza natural de onde poderemos avisar magníficas paisagens para o Vale do Varosa. Jantar em restaurante local. Alojamento em hotel 4*

Dia 3: Lamego | Locais de origem

Partida para Lamego, para visita da cidade medieval incluindo Castelo, Cisterna, Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos, e percurso pedestre pelos Bairros de Lamego, incluindo a visita da Igreja de Santa Maria de Almacave, um dos símbolos históricos de Lamego. Visita da Catedral de Lamego, edifício que integra estilos arquitectónicos de várias épocas e onde foi instituído o culto mariano em 1175. Almoço em restaurante local. Depois de almoço, regresso aos locais de origem. Fim da viagem.

bottom of page